As pessoas envolvidas nos programas de controle higiênico-sanitário em estabelecimentos alimentícios se deparam com diversos obstáculos tanto na implantação como na continuidade do monitoramento do controle higiênico-sanitário, cabe ao consultor de alimentos encontrar estratégias personalizadas para obter sucesso.
Assim, pela vivência observo que os segmentos de maior porte como fábricas e indústrias de alimentos tem mais facilidade frente aos estabelecimentos menores e, principalmente, comércios para implantação e controle higiênico-sanitário.
Alguns fatores como: cobrança mais rigorosa de fiscalização, melhor estrutura, funcionários mais capacitados, pessoas específicas para os controles e cobranças, entre outros podem ser determinantes para o sucesso da implantação do controle higiênico-sanitário.
Algumas dificuldades comuns
- Pouco ou nenhum envolvimento de proprietários e/ou gerência: Esse é o ponto fundamente para o sucesso do nosso trabalho, pois é a partir desse ponto que conseguimos identificar o potencial do estabelecimento e assim alcançar com sucesso os objetivos do trabalho e mantê-los;
- Baixo investimento: Para implantação do controle higiênico-sanitário, é necessário investimento em material e estrutura (pequenas reformas, manutenções, uniformes, produtos de limpeza, materiais de limpeza, termômetro etc);
- Funcionários com pouca qualificação: A escassez mão-de-obra continua sendo um grande problema do setor de alimentos. Pelo receio de não encontrar substituto, muitos empresários mantêm péssimos funcionários na equipe, o que aumenta a resistência para correção de hábitos errados;
Assim, os resultados são facilmente alcançados quando conseguimos superar esses itens mencionados acima ou, ao menos, alguns deles.
A implantação do controle higiênico-sanitário, adequação as normas da Vigilância Sanitária, não são impossíveis.
No entanto, é um processo que exige empenho, conscientização e trabalho de várias pessoas, mas não há dúvidas sobre seus resultados.
Benefícios da implantação do controle higiênico-sanitário
- Redução de custos
- Diminuição de desperdícios
- Queda do risco de acidente de trabalho
- Clientes mais satisfeitos
- Equipe mais qualificada
- Produtos com mais qualidade
- Produtos com maior segurança
- Setor de trabalho mais organizado e limpo
- Ambiente mais agradável
- Tranquilidade frente as visitas dos fiscais da Vigilância Sanitária.
Desse modo, a contratação de um consultor para o estabelecimento deve gerar motivação e envolvimento e não resistência. Os proprietários devem auxiliar e apoiar o trabalho que eles contrataram para ser efetuado.