Consultor de alimentos, você sabia que o Food Service é atualmente um dos mercados mais importantes da nossa economia nacional?
Ele é caracterizado pelos agentes que preparam e servem os alimentos, refeições, lanches, bebidas fora do lar juntamente a toda a sua cadeia de valor que vai desde os fabricantes de alimentos até o consumidor final.
Um mercado que cresce hoje 6% ao ano e mesmo em crise, recebe investimentos e incentivos para continuar se destacando.
Estima-se que o ano de 2017 deva fechar em média de R$ 145 bilhões.
Os principais agentes que compõem esta cadeia são:
- indústrias
- canais de distribuição
- operadores de serviços e suporte/serviços (onde atuamos como consultor de alimentos ou consultor de food service)
Segundo dados do Índice de Food Service Brazil até julho de 2017 as principais indústrias e serviços do setor faturaram mais de R$ 60 bilhões de reais, empregando mais de 220 mil colaboradores em 9.600 estabelecimentos e movimentando cerca de 80 milhões de consumidores por mês.
E ainda assim não estamos falando de todo o mercado de Food Service!
Como consultores de serviços de alimentação, estamos atuando em um dos pilares do Food Service.
Mas existe um campo muito mais amplo a ser explorado e que, muitas vezes, por falta de conhecimento ou de percepção, deixamos de lado e perdemos oportunidades de negócio.
O mercado é bastante fragmentado e independente.
Você sabia que chegamos a 93% dos estabelecimentos que são caracterizados por empreendimentos familiares e de pequeno porte e estes números citados não representam a totalidade do mercado de food service?
Mas sabemos de algo: ele é muito grande e cheio de oportunidades para todos nós.
Consultor de alimentos – conheça e a cadeira Food Service
O consultor de alimentos quando conhece a composição de toda a cadeia de food service e a importância econômica do setor para o crescimento do país, o quanto colaboram na geração de empregos e qual o tamanho desse mercado, pode refletir e entender melhor onde atua.
Certamente isso tudo auxilia na tomada de decisão dentro dos clientes, alinhando a abordagem e o discurso ao perfil de negócios e público alvo a que prestamos os serviços.
Assim, é importante que consultores de alimentos ampliem a visão do mercado. O resultado disso é crescimento, aumento da valorização dos serviços e uma clara proposta de valor.