Você já teve problemas ou dificuldades para conscientizar a equipe e implantar o correto controle de validade de alimentos?
Eu enfrento isso diariamente e sei que a maioria dos manipuladores quer sair correndo com o assunto é controle de validade e etiquetas nos produtos.
É preciso muita orientação, explicação e paciência para que eles realmente entendam a importância e criem o hábito de realizar o controle de validade da forma correta.
Problemas identificados
- Preguiça
- Falta de força de vontade
- Dificuldade para escrever e ler
- Vergonha da letra
Parece que sempre tem uma desculpa, mas para algumas situações é importante que estejamos atentos, como no caso da pessoa ter dificuldade para escrever e ter vergonha da letra.
Nesses casos, eu procuro minimizar o problema para ele e costuma funcionar muito bem,.
Um ideia, por exemplo, é deixar as etiquetas mais completas possíveis e com lacunas em branco apenas daqueles dados que só podem mesmo ser preenchidos pelo manipulador.
Muitas vezes é importante ter essa percepção e, com muito jeito, falar com o funcionário e entender a dificuldade que ele tem, ele também pode ter vergonha de te contar que não sabe escrever direito ou que tem vergonha da letra.
Além das possíveis dificuldades sobre a questão da etiqueta, também precisamos orientar sobre a monitoração da validade dos produtos etiquetados.
Porque já vi acontecer várias e várias vezes do manipulador colocar a etiqueta em um recipiente e não substituir quando o produto é trocado ou simplesmente, esquecer de olhar essa nova validade que ele mesmo colocou.
Nós, como consultores, sabemos que o controle de validade deve ser implantado rapidamente e de total importância para garantir a saúde dos consumidores.
Mas também cabe a nós, tornar essa atividade prática para que os manipuladores consigam entender e aplicar.
Deixe suas dicas, sugestões e dúvidas nos comentários! 🙂