Custo com qualidade e com a não qualidade

Entender o que é o custos com qualidade e com a não qualidade é importante não só para a aplicação prática como também para usar esse entendimento como forma de argumento para os possíveis contratantes.
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Entender o que é o custos com qualidade e com a não qualidade é importante não só para a aplicação prática como também para usar esse entendimento como forma de argumento para os possíveis contratantes.

O consultor que usar apenas a punição da Vigilância Sanitária para recurso para vender seus serviços, certamente não irá atingir bons resultados, isso porque, essa argumento sozinho é bastante fraco, sem poder de convencimento.

No entanto, aquele consultor de alimentos que consegue enxergar mais longe e sempre se colocar no lugar do contratante, desperta muito interesse e cria o senso de necessidade. Entender e explicar esses conceitos de custos com a qualidade e os custos com a não qualidade, podem auxiliar.

A qualidade de um produto/serviço significa que aquilo foi executado da maneira desejada, do jeito planejado e ofereceu os resultados esperados e satisfatórios aos consumidores.

A qualidade tem um custo, pois necessita de investimentos para acompanhamento, monitoramento, controles variados etc. Tudo isso vai dar condições para que se produza ou ofereça um resultado com qualidade,

A contratação do consultor de alimentos é um custo com qualidade, afinal, é ele que estará lá garantindo que as boas práticas sejam cumpridas, que o ambiente esteja adequado ao preparo e muito, muito mais. Esse não é o único custo com qualidade, ainda existem diversos outros pontos que são custos visando qualidade: compra de insumos e distribuição do produto, por exemplo.

Então investe-se um valor para que haja um produto final com qualidade.

Custos com a não qualidade, o que seriam?

É tudo aquilo que você empregou para fazer um produto/serviço que não final, não deu certo.

E esse produto/serviço final, realmente custou muito menos até aqui, pois não teve uma série de investimentos, porém… ele vai trazer prejuízos a partir de agora com:

  • retrabalho
  • recall
  • desperdício com descarte
  • prejuízo da imagem da empresa/produto
  • insatisfação do cliente
  • perda de cliente

Então, veja só o custo da não qualidade empregada!

Vou dar um exemplo bem simples para reflexão:

  1. Qual o custo que o local tem para preparar um bolo feito com “qualidade”, em local que tem consultor de alimentos, equipe treinada, equipamentos adequados e com a manutenção em dia?
    Vamos dar um valor simbólico aqui de R$ 18,00.
    Preparou o bolo com qualidade e entregou para o cliente. Esse cliente gostou do produto e pronto (nem vamos considerar que ele pode ter falado bem desse produto para outras pessoas).
  2. Em outro local, que não preza pela qualidade, ele vende o bolo por R$ 10,00.
    Mas esse bolo que foi produzido sem cuidado, sem investimento, foi com um parafuso de um maquinário na massa.
    O cliente voltou revoltado, brigou e exigiu a troca do bolo (mais R$ 10,00). Só aqui já gastou R$ 20. Mas esse cliente também ficou frustrado, não falou bem do bolo para ninguém.
    Será que ele falou mal para, pelo menos, uma pessoa? Com certeza.
    Será que ele volta?
    Talvez ele também escreva uma avaliação ruim em algum aplicativo ou site?

Será que vale a pena ter custo com a qualidade ou com a não qualidade?

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