Heineken deve ajustar divulgação de recall

Recall se deve a alteração que pode levar a desprendimento de lasca de vidro do bocal das garrafas na hora da abertura.

A Secretaria Nacional do Consumidor, notificou o grupo Heineken de que a mesma deverá ajustar divulgação do recall voluntário de lotes de garrafas long neck de cerveja.

O recall foi anunciado pela empresa na sexta (14/02/2020). Em comunicado, o grupo informou que:

  • Foi identificada uma “pequena alteração” nas garrafas de 330 ml desses lotes;
  • Que essa alteração pode fazer com que “uma pequena lasca de vidro se desprenda do bocal no momento da abertura”;
  • Que “há risco de lesões ou ingestão acidental” dessa lasca de vidro.

“A alteração está totalmente restrita à garrafa, sem nenhum impacto no líquido”, segundo o texto.

De acordo com a Heineken, o problema foi encontrado em “menos de 0,3%” das garrafas nos lotes afetados.

Esses lotes podem ser identificados pelas letras “CH”, em alto relevo, na parte inferior das long necks.

A quem comprou cervejas desses lotes, a empresa orienta abrir a garrafa com cuidado, seguindo as instruções na embalagem.

Caso algum problema seja identificado, o consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Notificação

A Senacon notificou a Heineken na sexta, mas divulgou nota sobre o assunto apenas neste domingo (16).

No documento, a secretaria informa que a campanha sobre o recall apresenta “desconformidade” em relação ao que foi tratado com a empresa.

Segundo a Senacon, entre as irregularidades está a falta de clareza sobre o acesso dos consumidores à campanha e ausência de informações sobre substituição do produto, então deverá ajustar divulgação.

“Esperava-se que a informação sobre a opção “dois por um” de substituição do produto fosse clara ao consumidor, como um indutor comportamental.

Entretanto, não houve qualquer divulgação nesse sentido.

Assim, determina-se que o fornecedor demonstre, de forma clara e precisa, quais indutores serão utilizados, assim como a forma pela qual o consumidor tomará conhecimento dos mesmos”, diz a nota da Senacon.

A empresa não obedeceu ao pedido para que a mensagem “recall voluntário da Heineken” constasse no título do vídeo de divulgação da campanha, portanto deverá ajustar divulgaçao.

A Senacon fixou prazo de 2 dias úteis para que a Heineken faça os ajustes e pode aplicar multa de até R$ 9 milhões se eles não forem realizados.

Empresa diz que buscou autoridades

A Heineken afirma que buscou as autoridades para informar sobre a alteração identificada em lotes específicos e que vai adaptar sua campanha.

“A partir da veiculação da campanha, na última sexta-feira (14), a companhia foi notificada sobre a necessidade de ajustes, que estão em andamento e serão concluídos dentro do prazo estabelecido pela autoridade.”

Dessa forma, todas as fábricas de alimentos devem ter um programa de recolhimento planejado para execução em caso de qualquer problema com seus produtos, isso deve constar como um Procedimento Operacional Padronizado e manual de boas práticas.

Você já participou de algum recall? Conte sua experiência aqui pra gente!

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