O controle de qualidade em churrascarias requer atenção por parte do consultor, principalmente quando faz as primeiras visitas.
Esse tipo de estabelecimento tem algumas rotinas e hábitos bem específicos, além de desafiadores.
As inúmeras transformações que ocorreram e ocorrem no mundo contemporâneo provocaram mudanças significativas na alimentação e hábitos alimentares dos seres humanos.
No entando, o aumento constante na preferência dos consumidores pela refeição fora de casa provocou o crescimento do número de restaurantes comerciais no Brasil.
Desta forma se torna de suma importância a higiene nestes estabelecimentos.
Portanto, não só para garantir a qualidade dos produtos alimentícios fornecidos mas também para uma maior segurança no consumo dos mesmos, uma vez que as doenças veiculadas por alimentos contribuem para os índices de morbidade na América Latina.
Em recente avaliação realizada no estado de São Paulo, as churrascarias ficaram com a segunda pior colocação no quesito higiene, com grande reprovação nos processos de manipulação, pré-preparo, preparo, cocção e distribuição dos alimentos.
Mas levando em consideração as possibilidades de falhas, devemos ter atenção em todos os processos de higiene pessoal dos funcionários e ambiental do estabelecimento.
Assim, não devemos esquecer da responsabilidade extra em manipular e oferecer alimentos de origem animal.
As churrascarias têm oferecido variedades que vão além da tradicional bovina, como peixes, aves, carneiro, javali, frutos do mar etc. Um mix de processos e cuidados.
Carnes e controle de qualidade
As carnes precisam:
- ser mantidas em temperatura adequada
- nunca devem ser descongeladas em temperatura ambiente
- necessitam ser fatiadas e preparadas em ambientes limpos, organizados, livre de qualquer contaminante (insetos, produtos de limpeza, animais e lixo, por exemplo).
O preparo deverá ser realizado por funcionários conscientizados sobre manipulação segura, sobras não deverão ser reaproveitadas por representarem alto risco de contaminação.
A contaminação dos alimentos podem ser evitadas através de processos rigorosos no controle de contaminantes, pragas e doenças de forma que não represente uma ameaça à segurança dos alimentos.
Um dos principais fatores que contribuem para a falha nos processos que colocam em risco a segurança e qualidade dos alimentos fornecidos estão a conduta e higiene pessoal e a lavagem inadequada das mãos.
Neste sentido um consultor de alimentos se torna essencial e pode oferecer todo subsídio necessário para a capacitação de manipuladores.
O consultor enfatiza a importância da saúde individual e coletiva e fornecendo noções básicas de higiene pessoal e ambiental, destacando ainda os danos que a ausência desses cuidados causam sobre a saúde do consumidor.
As churrascarias e todos os demais restaurantes devem se preocupar e investir na garantia da qualidade dos alimentos, visado sempre o bem estar de todos.