Panificadoras: tendências e serviços

As panificadoras mudaram muito. A necessidade de inovação é muito forte nesse setor, o mercado pede e os clientes também.
panificadoras

As panificadoras não são mais as mesmas de antigamente.

O setor está cada vez mais concorrido devido à mudança do perfil da clientela, serviços oferecidos e a participação de novos empresários nesse ramo.

Nos últimos anos, houve um aumento substancial no número de panificadoras e não é difícil perceber que a distância física entre elas está cada vez menor.

Dessa forma, surge a necessidade de se traçar estratégias e buscar diferenciais para destacar-se em meio a tantas.

Já é possível observar essa tendência nos inúmeros serviços agregados:

  • buffet de café da manhã, almoço, buffet de sopas, produtos para festas, além de padarias que ampliaram seu espaço e implantaram mini-adegas, empórios, salas de revista, entre outros.

O bom serviço nas panificadoras inicia-se pelo atendimento eficaz e cortês.

Mas novas receitas e boas práticas de higiene e manipulação também são pontos fundamentais para fidelizar a clientela, esses itens são contemplados mediante treinamentos constantes para conscientizar os funcionários.

Porque convenhamos que de nada adianta uma padaria com ótimas instalações, equipamentos modernos, matéria-prima de primeira linha, se não temos equipe qualificada para trabalhar em tais condições.

Colaboradores pouco capacitados e mal instruídos podem espantar a clientela e trazer prejuízos ao estabelecimento (quebra de equipamentos, desperdício de matéria-prima, faltas etc).

Assim, as panificadoras devem estar atentas não só às tendências de mercado, como também às exigências legais, principalmente relativas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA.

Pois não é raro encontrarmos donos e sócios de estabelecimentos que não estão cientes de itens básicos como:

  • a obrigatoriedade de apresentar o rótulo nos produtos fabricados na padaria
  • de ter o manual de boas práticas de fabricação personalizado e implantado
  • ter um responsável técnico
  • oferecer treinamentos periódicos
  • saber das exigências relativas à estrutura física necessária

Sabe-se que um consultor de alimentos faz toda a diferença na panificação, podendo agregar muito aos negócios, além de prevenir inúmeras “dores de cabeça” frequentes.

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