As panificadoras não são mais as mesmas de antigamente.
O setor está cada vez mais concorrido devido à mudança do perfil da clientela, serviços oferecidos e a participação de novos empresários nesse ramo.
Nos últimos anos, houve um aumento substancial no número de panificadoras e não é difícil perceber que a distância física entre elas está cada vez menor.
Dessa forma, surge a necessidade de se traçar estratégias e buscar diferenciais para destacar-se em meio a tantas.
Já é possível observar essa tendência nos inúmeros serviços agregados:
- buffet de café da manhã, almoço, buffet de sopas, produtos para festas, além de padarias que ampliaram seu espaço e implantaram mini-adegas, empórios, salas de revista, entre outros.
O bom serviço nas panificadoras inicia-se pelo atendimento eficaz e cortês.
Mas novas receitas e boas práticas de higiene e manipulação também são pontos fundamentais para fidelizar a clientela, esses itens são contemplados mediante treinamentos constantes para conscientizar os funcionários.
Porque convenhamos que de nada adianta uma padaria com ótimas instalações, equipamentos modernos, matéria-prima de primeira linha, se não temos equipe qualificada para trabalhar em tais condições.
Colaboradores pouco capacitados e mal instruídos podem espantar a clientela e trazer prejuízos ao estabelecimento (quebra de equipamentos, desperdício de matéria-prima, faltas etc).
Assim, as panificadoras devem estar atentas não só às tendências de mercado, como também às exigências legais, principalmente relativas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA.
Pois não é raro encontrarmos donos e sócios de estabelecimentos que não estão cientes de itens básicos como:
- a obrigatoriedade de apresentar o rótulo nos produtos fabricados na padaria
- de ter o manual de boas práticas de fabricação personalizado e implantado
- ter um responsável técnico
- oferecer treinamentos periódicos
- saber das exigências relativas à estrutura física necessária
Sabe-se que um consultor de alimentos faz toda a diferença na panificação, podendo agregar muito aos negócios, além de prevenir inúmeras “dores de cabeça” frequentes.
Mas você conhece mesmo um pouco de padarias? Baixe aqui seu e-book de padarias.