Segurança dos Alimentos e Segurança Alimentar

Você sabe a diferença entre Segurança dos Alimentos e Segurança Alimentar? A princípio parecem ter o mesmo significado, porém os conceitos são diferentes e como profissionais da área de alimentos, devemos entender e começar a utilizá-los de forma correta
seguranca dos alimentos

Você sabe a diferença entre Segurança dos Alimentos e Segurança Alimentar?

A princípio parecem ter o mesmo significado, porém os conceitos são diferentes e como profissionais, devemos entender e começar a utilizá-los de forma correta.

Entenda a diferença em os termos, depois disso você não vai conseguir mais se confundir.

Segurança dos Alimentos

A Segurança dos alimentos (Food Safety) diz respeito a fontes seguras de todos os alimentos, livre de contaminação química e microbiana evitável, continuidade da “cadeia de frio” onde necessário, proteção contra insetos, roedores, contaminação cruzada, armazenamento seguro, transporte, rotulagem, preparação , processamento, cozimento, temperaturas corretas pós-aquecimento, segurança dos manipuladores de alimentos e serviço.

Abrange também os protocolos de redução de risco (HACCP), treinamento e certificação de manipuladores, testes de alimentos, inspeção e aplicação de todas as etapas, do produtor ao consumidor.

Assim, essa “segurança” está relacionada, portanto, ao controle de qualidade.

Segurança Alimentar

A Segurança Alimentar (Food Security) foi definida pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) da Organização das Nações Unidas (ONU) como:

–  “A segurança alimentar existe quando todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico a alimentos suficientes, seguros e nutritivos que satisfaçam suas necessidades alimentares e preferências alimentares por uma vida ativa e saudável”.

Em casa – A segurança alimentar doméstica é a aplicação desse conceito. ao nível da família, com os indivíduos dentro dos domicílios como foco de preocupação “(FAO, 2003).

Os termos são bastante parecidos, mas com diferentes sentidos, um refere-se à garantir uma segurança ao alimento e o outro significa garantir o acesso à ele.

Agora está bem fácil e é só começar a utilizar o termo certo, nas suas abordagens, vídeos e propostas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário