Vigilância Sanitária encontra carnes misturadas com ração

Comerciantes foram detidos, na tarde de terça-feira, durante uma ação da Vigilância Sanitária em Madureira. Três chineses que trabalhavam em uma lanchonete na Travessa Almerinda Freitas foram levados para a delegacia...
vigilancia sanitaria

A vigilância sanitária deteu comerciantes na tarde de terça-feira (20/02/2018), durante uma ação da Vigilância Sanitária em Madureira.

Três chineses que trabalhavam em uma lanchonete na Travessa Almerinda Freitas foram levados para a delegacia após fiscais encontraram carnes misturadas com ração canina para rechear salgados, baratas no congelador, além de alimentos com validade vencida e muita sujeira.

Ao todo, 79 quilos de alimentos foram descartados pelos fiscais da Vigilância Sanitária. Pela manhã, a lanchonete havia sido autuada com determinação para fechamento.

Após denúncia de que ainda estava funcionando, os fiscais da Vigilância voltaram à tarde e foram hostilizados pelos chineses que se recusaram a fechar o estabelecimento. Com apoio de guardas municipais, os três foram conduzidos para a 29ª DP (Madureira) onde o caso foi registrado.

Sabemos os riscos que corremos? A Vigilância Sanitária sabe?

Infelizmente ainda é muito comum uma série de infrações sérias contra a saude do consumidor.

Acredito que não temos noção da quantidade de risco que corremos todos os dias quando nos alimentamos fora de casa e até na casa de parentes e amigos.

Claro que não tem como ficarmos totalmente aliedados, mas não custa ter, ao menos, dois cuidados básicos na hora de optar por um local para se alimentar:

  • Condições gerais de higiene do local: mesas, cadeiras, chão, vitrines, balcões etc
  • Condições gerais de higiene dos funcionários: uso de touca, uniformes limpos, ausência do uso de adoros, unhas etc

Nem mesmo a Vigilância consegue fiscalizar todos os locais, a atuação é mais por denúncias, devido a grande quantidade de estabelecimentos e pelo fato de muitos não serem regularizados.

Com isso, a fiscalização por parte dos consumidores é de grande importância. Observe e também reclame.

Fale com os funcionários, gerentes e/ou proprietários sobre as insatisfações, sobre falhas, sobre melhorias. Quando o cliente reclama, mais atenção é dada.

Aproveita para ler o artigo sobre Doenças Transmitidas por Alimentos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário