Uso de adornos no trabalho

O uso de adornos no trabalho deve ser observador e monitorado pelos consultores de alimentos. Saiba quem pode e quem não pode usar adornos nos serviços de alimentação.
adornos no trabalho

O uso de adornos no trabalho e suas implicações podem ser questões frequente na vida do consultor de alimentos e pode ser que ele tenha dificuldades para que a equipe faça a completa adesão sobre a questão da proibição do uso de adornos tais como:

  • brinco
  • aliança ou anel
  • corrente
  • pulseira
  • amuleto
  • piercing etc

O consultor de alimentos deve ter estratégias para fazer com que os manipuladores de alimentos não apenas sigam suas orientações, mas que sejam capazes de compreender a importância de não fazer o uso de adornos para garantir a segurança dos alimentos e a sua própria segurança.

Quem não pode fazer o uso de adornos no trabalho?

Segundo a RDC 216, o uso de adornos no trabalho não deve ser feito por manipuladores de alimentos.

Manipuladores de alimentos

O manipulador de alimento é qualquer pessoa do serviço de alimentação que entra em contato direto ou indireto com o alimento. Portanto vejamos que não existem exceções de acordo com a função do profissional, se ele é balconista, passador de carne, garçom etc, todos estão nessa definição de manipulador pelo contato direto ou indireto. Dessa forma, não pode fazer o uso de adornos no trabalho.

O que será que acontece?

O uso de adornos no trabalho costuma ser um problema recorrente nos bastidore dos serviços de alimentação, parece que os manipuladores de alimentos não recebem ou não valorizam as orientações recebidas sobre o uso de adornos no trabalho.

Mas o que será que de fato acontece?

Treinamento sobre uso de adornos no trabalho

Sabemos que nós, consultores de alimentos, temos a missão de ministrar treinamentos e orientar adequadamento os manipuladores de alimentos. É importante analisar a melhor forma de orientar os manipuladores, para sabermos se estamos no caminho certo.

Será que estamos esclarecendo os reais motivos da proibição do uso de adornos no trabalho ou apenas estamos repetindo que “a legislação não permite”?

Supervisão constante

As vezes existe uma falha na questão do monitoramento do uso de adornos no trabalho. Eu entendo que a gente cansa de repetir algumas coisas, mas não podemos esquecer que esse é justamente o nosso trabalho.

Você pode preparar um checklist específico para adornos e uniformes, por exemplo. Não esqueça de ouvir o funcionário e envolver toda equipe (gerência e proprietários) nessas discussões sempre que possível

Quais são suas estratégias para orientar e fazer sua equipe entender a importância de não fazer o uso de adorno no trabalho?

Compartilhe esse texto e vamos espalhar essa informação por aí.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário