A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii e não é contagiosa.
O parasita Toxoplasma pode persistir por longos períodos de tempo nos corpos de humanos (e outros animais), possivelmente até por toda a vida.
Daqueles que estão infectados, no entanto, muito poucos têm sintomas porque o sistema imunológico de uma pessoa saudável geralmente impede que o parasita cause doenças.
No entanto, mulheres grávidas e indivíduos que tenham o sistema imunológico comprometido devem ser cautelosos; para eles, uma infecção por Toxoplasma pode causar sérios problemas de saúde.
Como ocorre a infecção por Toxoplasma?
– Via oral (ingestão de alimentos e água contaminados).
Congênita (transmitido de mãe para filho durante gestação), sendo raros os casos de transmissão por inalação de aerossóis contaminados, inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.
Sintomas
Algumas pessoas que têm toxoplasmose podem sentir como se tivessem uma “gripe” com inchaço dos gânglios linfáticos ou dores musculares e dores que podem durar um mês ou mais.
A toxoplasmose grave, causa danos ao cérebro, olhos ou outros órgãos, pode se desenvolver a partir de uma infecção aguda por Toxoplasma ou uma que tenha ocorrido mais cedo na vida e agora é reativada.
A toxoplasmose grave é mais provável em indivíduos que têm sistemas imunológicos fracos, embora ocasionalmente, mesmo pessoas com sistemas imunológicos saudáveis possam sofrer danos oculares pela toxoplasmose.
Os sinais e sintomas da toxoplasmose ocular podem incluir visão reduzida, visão turva, dor (geralmente com luz forte), vermelhidão do olho e, às vezes, lacrimejamento.
A maioria das crianças que estão infectadas enquanto ainda no útero não apresentam sintomas no nascimento, mas podem desenvolver sintomas mais tarde na vida.
Uma pequena porcentagem de recém-nascidos infectados tem graves lesões oculares ou cerebrais no nascimento.
As pessoas com maior probabilidade de desenvolver toxoplasmose grave incluem:
- Bebês nascidos de mães recém-infectadas com Toxoplasma gondii durante ou logo antes da gravidez;
- Pessoas com sistema imunológico gravemente enfraquecido, como indivíduos com AIDS, aqueles que tomam certos tipos de quimioterapia e aqueles que receberam recentemente um transplante de órgão.
Tratamento
Uma vez confirmado o diagnóstico de toxoplasmose, você e seu médico podem discutir se o tratamento é necessário.
Em uma pessoa saudável que não está grávida, o tratamento geralmente não é necessário. Se os sintomas ocorrem, eles geralmente desaparecem dentro de algumas semanas a meses.
Para mulheres grávidas ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido, medicamentos estão disponíveis para tratar a toxoplasmose.
Como prevenir a Toxoplasmose?
- Evite comer alimentos crus e higienize bem as verduras e legumes;
- Lave bem as mãos após manipular carnes cruas e antes das refeições;
- Após contato com gatos, lave bem as mãos;
- Mantenha seu gato alimentado para que ele não precise caçar e não dê carne crua;
- Limpe frequentemente a caixa de dejetos do gato;
- Cães também podem transmitir toxoplasmose ao sujarem o pelo onde haja fezes de gato;
- Controle ratos e insetos, descartando corretamente o lixo;
- Lave bem as mãos e unhas após trabalhar na terra, horta ou jardim.
Compartilhe esse link e envie informação para mais gente!