Consultor, você já deve ter ouvido falar em Plano de Ação, mas afinal o que é isso, em que momento devemos fazer e como fazer corretamente?
Esse plano nada mais é do que uma forma estabelecida e organizada a ser seguida para atingir um objetivo.
O plano de ação indicará as pessoas envolvidas no processo e suas responsabilidades, também irá acompanhar o andamento das tarefas para que se atinja o desejado.
Mas ele também pode ser utilizado para garantir que nenhuma tarefa seja deixada para trás.
Esse planejamento o é feito de maneira bem objetiva, como se fosse uma lista de tarefas.
Então, veja abaixo 6 passos para criar um bom plano de ação:
- Saiba claramente qual resultado pretende
- Crie metas possíveis de serem mensuradas
- Liste as etapas que devem ser realizadas
- Divida grandes metas em etapas menores
- Defina prazos para cada etapa
- Acompanhe o andamento das atividades
Plano de ação é realmente importante?
É muito importante que todos os envolvidos na tarefa estejam cientes da importância desse objetivo, tenham entendido qual sua participação e que se orientem pelo que foi estabelecido.
Os consultores de alimentos podem realizar planos de ação para não conformidades, sejam estruturais, operacionais e até para o desenvilvimento e entrega de documentos como manual de boas práticas ou pops.
Algumas perguntas que devemos fazer: o que será feito, quando começa, prazo para o término, onde será realizado, quem fará e até mesmo quanto custará.
Envolva seu cliente no desenvolvimento de um plano de ação, assim evita desencontro de informações e gera maior adesão de todos.
Você verá que criar o hábito de listar tarefas e objetivos é bastante proveitoso para a atuação do consultor e ótimo meio para o cliente monitorar o andamento do trabalho.
No nosso software Food Checker você cria plano de ação de forma rápida, com estrutura padronizada e de maneira bem fácil.
Comente aqui se você faz plano de ação no seu cliente.